JLE Gráfica e Editora
Soluções em Impressão
Entre em contato: (11) 2021-2504 ou contato@graficajle.com.br

Procedimentos

Canteamento
Utilizado para arredondar cantos de cadernos, agendas, cartões e outras aplicações em que se requer um acabamento diferenciado.

Verniz UV
Tipo de produto aplicado no impresso como substituição ao plástico e à laminação, mas não tão resistente quanto eles. Utilizado em cartões de visita, pastas, postais etc. Para um acabamento mais requintado, após a laminação fosca é passado Verniz UV Reserva, muito utilizado em folders e cartões de visita, entre outros.

Encadernação com wire-o ou espiral
Utilizada em agendas, cadernos, apostilas, calendários de mesa, calendários de parede etc. Pode ser utilizado como substituto para o hot melt ou para o grampo.

Raspadinha
Tipo de produto passado sobre o material para "esconder" algum tipo de informação, sejam dados variáveis, especificações ou outras questões. Para se fazer esse tipo de acabamento, é necessário que se prepare o material com plastificação.

Relevo americano
Neste processo, um pó é passado sobre as letras impressas e, em seguida, o material vai para uma espécie de forno, que deixa as letras "saltadas". Muito utilizado em convites.

Relevo seco
No relevo seco, um clichê é utilizado para deixar uma marca no papel. Esse tipo de acabamento é utilizado tradicionalmente em convites de casamento, por exemplo, mas pode ser utilizado em capas de cadernos, blocos e outras aplicações.

Plastificação
Uma camada de plástico brilhante ou fosco é passada sobre a superfície do impresso para dar maior resistência ao material. Muito utilizada em pastas, postais e capas de livros, entre outras aplicações.

Laminação BOPP
É a aplicação de um tipo de plástico mais resistente sobre a superfície total do produto. Pode ser brilhante ou fosco, dependo da aplicação desejada pelo cliente. O processo é utilizado em pastas, móbiles, capas em geral, cartões de visita, postais etc.

Hot stamping
Processo que envolve temperatura e que deixa no produto uma marca customizada. Pode ser usado em cores como dourado, prateado ou em outras cores mais tradicionais. Por ser um acabamento mais fino, confere um efeito visual de elegância.

Hot melt
Cola quente usada nas lombadas de livros, cartilhas e outros materiais com várias páginas quando não se deseja o uso de grampos. Quando há vários cadernos envolvidos, pode ser usada, além da cola quente, a costura para a melhor fixação das partes.

Numeração
Sequência de dados numéricos que podem ser aplicados nos materiais gráficos. É um tipo de acabamento necessário quando se quer ter controle do que está sendo impresso. Talões, notas fiscais, vales, cupons e fichas são alguns dos trabalhos em que pode ser aplicada a numeração.

Grampo
Acabamento utilizado para a finalização de cartilhas, revistas e outros materiais com diversas páginas. Os grampos também podem ser utilizados para prender vias fixas em blocos de diversas vias.

Dobra
Acabamento utilizado para folders, folhetos, revistas, cartilhas, entre diversas outras aplicações. Cada uma das partes do material é chamada de bolsa e, quando há a necessidade de dobra na vertical e na horizontal, o processo é denominado dobra em cruz.

Serrilha
Espécie de picote utilizado em canhotos, por exemplo, em que se requer o destaque de uma das partes do papel. Podem ser feitas serrilhas tanto horizontais quanto verticais.

Impressão digital
Processo de impressão feito em máquinas mais modernas, normalmente impressão a laser. É utilizado frequentemente em baixas tiragens de material, com valor unitário mais baixo, uma vez que não requer matriz para a impressão.

Impressão em tipografia
Processo de impressão mais antigo em que são utilizados tipos (letras) como base da impressão. A matriz de impressão é montada manualmente pelo impressor tipográfico, colocando letra-a-letra o caractere na matriz.

Impressão off-set
Processo de impressão que utiliza tintas e rolos e que tem fotolitos e chapas como base para a reprodução. Este tipo de impressão costuma ser utilizado em grandes tiragens de material, situação em que o custo unitário é mais baixo. São utilizadas as quatro cores básicas para se fazer a cromia total do material CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto). Além destas cores, também podem ser utilizadas cores específicas, relacionadas na escala Pantone.

Rua Gomes, 600 - Vila Ivone - CEP: 03275-010 - São Paulo/SP
(11) 2021-2504 ou contato@graficajle.com.br
Powered By Fellipe Vendrame